À descoberta do Douro

Viagens

O vale do Douro podia muito bem ser encantado, tal é a beleza e magia das suas encostas. Partindo da cidade do Porto, onde o rio desagua no mar e os vinhos do Porto são produzidos, são várias as formas de ficar a conhecer esta paisagem cultural, inscrita como Património Mundial: por estrada, comboio ou mesmo de barco. Mas nenhuma é tão bela quanto por bicicleta. Há que começar em Vila Nova de Gaia, com uma visita às caves onde o vinho do Porto é envelhecido, admirando de seguida as paisagens rio a cima, e ficando a conhecer as vinhas, aldeias e vilas, até chegar a Miranda do Doudo, o ponto onde o rio entra em Portugal. Já no Peso da Régua, o Museu do Douro oferece uma perspetiva diferente da região e da produção de vinho.

A planear fazer uma volta de 60 km, deixei o hotel um pouco antes das 9 da manhã, garantindo temperaturas mais frescas e um regresso adiantado. Famosa pela sua beleza, pedalei rio acima através da Estrada Nacional número 2 (EN2). E enquanto os primeiros 15 km foram planos, a viragem para dentro em direção a Tabuaço revelou um monstro de subida. Estendendo-se por nove extenuantes quilómetros, esta incrível parede levou-me até às vinhas, dos originais 90 metros de altitude para os 628 metros, com gradientes algumas vezes acima dos 20 por cento. Mas à medida que a subida endureceu, o cenário tornou-se ainda mais impressionante.

No topo da magnífica colina, a obrigatória paragem para fotografias foi refrescante. Em Tabuaço iniciei a rápida descida. Tal como o pequeno rio Távora, flui rapidamente em direção ao Douro, admirando as maravilhas naturais do território. A chegada ao Peso da Régua foi marcada pela passagem da antiga Ponte Metálica, um símbolo da arquitetura clássica e das vinhas preparadas à mão no Douro.

IMG_4866
No topo da magnífica colina, a obrigatória paragem para fotografias foi refrescante
IMG_4867
A viragem para dentro em direção a Tabuaço revelou um monstro de subida. Estendendo-se por nove extenuantes quilómetros, esta incrível parede levou-me até às vinhas
IMG_4868
A chegada ao Peso da Régua foi marcada pela passagem da antiga Ponte Metálica, um símbolo da arquitetura clássica e das vinhas preparadas à mão no Douro
IMG_4869